domingo, 15 de maio de 2011

LANÇAMENTO do LIVRO PSICOPEDAGOGIA esta Manhã de 15 de maio de 2011

 CONTRIBUIÇÃO PSICOPEDAGOGICO
Lançamento foi um secesso.
O livro “ Psicopedagogia na Realidade Escolar”, coeditado pela IESP, é um trabalho sobre a psicopedagogia educacional que tem como escritora e organizadora Professora Débora Fontes.
No lançamento dia 15 de maio de 2011 às 10:00h, os organizadores: Og Guerra , Moara Licia e Yuri Cerqueira, puderam apresentar à comunidade educacional e demais presentes esta obra que tem como Metodologia a execução do livro em foco, foi desenvolvida de forma seqüencial. Como tema fundamentado e abordado com resumo dos trabalhos realizados em classe, passando por um processo de internalização..
O Livro faz parte da  área da psicopedagogia e educação, que oferecem importantes  proposta como contribuição à reflexão e à crítica, seguida de sugestões sobre avaliação da aprendizagem e avaliação institucional.
A ementa configura-se em uma coletânea de textos, artigos e entrevistas sobre a temática da psicopedagogia. Professora Débora Fontes.Ph.D, Ex-professora TSL e coordenadora Ead, é pós-doutora em Gestão Educacional, professora ead, coordenadora do curso de Psicopedagogia  e Diretora de Divisão de Ensino Superior do Município de Lauro de Freitas Bahia.
Débora Fontes explicou que a obra tem uma contribuição psicopedagogica mostra novos paradigmas, e a vários anos envolvida nesta área . “Ela foca  a avaliação no contexto da instituição psicopedagogica  educacional escolar, quanto no âmbito educacional e psico. Traz uma reflexão bastante importante do processo psicopedagogico.

O Psicopedagogo identificar os bloqueios existentes, fazendo uma relação entre o que é declarado pelo aluno, família, escola e o que está velado. Para tanto é indispensável a obtenção, análise e compreensão do maior número possível de dados acerca do atendido.




8 comentários:

  1. Livros :SUGESTÕES DE BIBLIOGRAFIA PSICOPEDAGÓGICA:

    Avaliação Psicopedagógica da Criança de 7 a 11 Anos -Vera B. de Oliveira & Nádia A. Bossa ;

    Técnicas de intervenção psicopedagógica - Para dificuldades e problemas de aprendizagem - Leila Chamat
    Psicopedagogia em Psicodrama - Alícia Fernandes

    Psicopedagogia - nuevas contribuciones - Jorge Visca

    TEORIA E PESQUISA EM AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA - 2a. edição revisada - Alessandra G S Capovilla

    O Psicopedagogo na Rede de Ensino - NEIDE NOFFS

    Subjetividade e Objetividade - Relação entre Desejo e Conhecimento - Sara Pain

    A Psicopedagogia no Brasil - 3 ED.
    Nadia A.bossa

    OS FUNDAMENTOS DA ARTETERAPIA - Sara Pain

    Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem- Sara Pain

    Dificuldades de aprendizagem: a psicopedagogia na relação sujeito, família e escola
    Autora: Simaia Sampaio
    PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR – Débora Fontes
    Livro interativo onde você constrói seus conhecimentos

    MANUAL PRÁTICO DO DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO CLÍNICO - Editora WAK - SIMAIA SAMPAIO
    Coleção Aprendizagem e Nível de Operatoriedade: 3 Porquinhos - Leila Chamat

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  2. AEE - Atendimento Educacional Especializado
    A educação especial tem por objetivo a inclusão educativa e social, o acesso e o sucesso educativo, a autonomia, a estabilidade emocional, assim como a promoção da igualdade de oportunidades,a preparação para o prosseguimento de estudos ou para uma adequada preparação para a vida profissional e para uma transição da escola para o emprego de crianças e jovens com necessidades educativas especiais de carácter permanente.

    Neste sentido, a educação especial visa a criação de condições educativas especiais dos alunos com limitações significativas ao nível da atividade e da participação num ou vários domínios de vida, decorrentes de alterações funcionais e estruturais, de carácter permanente, resultando em dificuldades continuadas ao nível da comunicação, da aprendizagem, da mobilidade, da autonomia, do relacionamento interpessoal e da participação social.

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  3. A TERAPIA FLORAL NOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM:
    A terapia floral é uma excelente e eficaz forma de associação com a intervenção psicopedagógica que tem como objetivo acelerar o processo de cura, ou seja, se já está detectado o conflito o aluno pode ser tratado com os florais e ter uma resposta rápida de mudança no padrão de comportamento. Aquele conflito que era tão evidente, passa a se amenizar, equilibrar e o aluno se desenvolve de forma gradativa nos estudos e em qualquer situação de convívio social.
    Como terapeuta floral e educadora tenho observado os benefícios dos florais sobre as dificuldades de aprendizagem os quais são satisfatórios e efetivos e se dão de forma natural e saudável.

    ALGUNS CASOS E SINTOMAS TRATADOS COM FLORAIS:

    - crianças muito dependentes dos pais

    - crianças em períodos de adaptação escolar, mudanças de escola, de casa, de trabalho, puberdade, gravidez, menopausa, divórcio etc

    - Timidez, às vezes submisso, descuida-se de si para agradar os outros, geralmente são pessoas exploradas, pessoas fracas, influenciáveis facilmente

    - Repetição de erros, lento no aprender, falta de observação ou interesse, não aprende com os erros.

    - Sem concentração, distraído, desligado, fantasioso, apatia.

    - crianças e adolescentes que passam muito tempo no quarto sozinhos e isolados

    - pais que já perderam a paciência com os filhos

    - alunos que estão para prestar o vestibular e ainda não se decidiram quanto à carreira

    - alunos que ficam inseguros nas provas

    - crianças que não tem iniciativa de fazer as tarefas escolares, deixam tudo para depois

    - não conseguem terminar as tarefas

    - alunos também com baixa auto-estima que se sentem fracassadas

    - alunos com baixa auto-estima que não tem vontade de continuar diante do fracasso

    - alunos que não tem confiança em si mesmos, em situações como falar em público

    - preocupação excessiva com os outros, medo exagerado que aconteça o pior às pessoas que ama

    - Medos vagos e indefinidos, ansiedades, tremores, maus pressentimentos

    - abandonos na infância; - abuso sexual; - agitação noturna; - agitação psicomotora; - agressividade

    - falta de atenção; - autismo (apoio) ;- baixa auto-estima; - dificuldade em conviver em grupo;

    - insegurança; - deficiência mental (apoio); - dificuldade de efetuar trabalhos de comando; - imaturidade física e psíquica

    - dislexia (apoio); - falta de concentração; - esquizofrenia (suporte); - pessoas infantis que não querem crescer, não assumem responsabilidades perante a vida.

    - enurese noturna; - gagueira; - sentimento de não pertencer ao grupo familiar; - lentidão; - hiperatividade

    - infantilidade; - medos; - mongolismo (suporte); - preguiça (depressão camuflada); - sentimento de inferioridade

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  4. DÚVIDAS
    Oi, estou iniciando pós graduação em psicopedagogia, e tenho uma dúvida, pq um aluno (da 3a serie)entre as cores azul, vermelho e amarelo, reconhece somente a cor azul?
    Para responder a esta pergunta seria necessário uma investigação, um diagnóstico. Sugiro que ele seja encaminhado a um ortoptista. Se suspeitar de questões neurológicas, indicar neurologista

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  5. Sou psicopedagoga clínica. Gostaria de saber quais os fins da supervisão psicopedagógica e, quanto tempo de supervisão é necessário para poder clinicar com mais segurança?
    A supervisão é para dar suporte ao psicopedagogo na sua atuação. Se você está fazendo um diagnóstico e não se sente segura, poderá fazer uma supervisão no início e outra no final antes da devolução. Durante o tratamento com a criança o supervisor irá te orientar, trocar idéias sobre o tratamento, mas sempre ouvindo a sua opinião como psicopedagoga e ajudando você nas suas conclusões. O supervisor não é para dar respostas prontas é para te auxiliar e mostrar algumas possibilidades de intervenção.
    Não existe um tempo para começar a clinicar com segurança, até mesmo porque esta segurança virá com a prática. Você já pode fazer uma supervisão para saber como agir na primeira entrevista, o que deve fazer. Quando surgir um cliente você faz a supervisão para este diagnóstico.
    Para se tornar associado titular da ABPp também é necessário ter feito, no mínimo, 5 anos de supervisão.

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  6. Gostaria de saber se vocês oferecem o curso Psicopedagogia Clínica a distância?
    Sim, no IESP parceria com ESEB e UNI-A bem com UNIP ead Psicopedagogia

    Tenho lido muito sobre diversos temas e gostaria que me indicasse um livro de Jorge Visca ou outro autor sobre provas operatórias. Se tiver disponibilidade pode enviar outras bibliografias,ficarei grata.
    No meu livro Manual Prático do Diagnóstico Psicopedagógico Clínico, Editora WAK, descrevo a prática da Entrevista Inicial, EOCA, Anamnese, Informa Psicopedagógico, aplicação das provas operatórias em forma de perguntas já pronto para levar para a sessão com análise baseado em Jorge Visca, aplicação das técnicas projetivas, as consignas e avaliação baseado em Visca.
    Os livros de Jorge Visca sobre provas operatórias poderão ser encontrados em algumas livrarias.
    Você poderá encontrar informações sobre as provas operatórias também no livro de Maria Lúcia Weiss (Psicopedagogia clínica) e no livro de Jean-Marie Dolle (Essas crianças que não aprendem). Dê uma olhada na sessão dica de livros.

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  7. Sou estudante de Psicopedagogia e tenho interesse em entender a importância da Supervisão Psicopedagógica, mas não tenho encontrado literatura sobre. Muito se fala sobre sua importância, mas pouco se acha sobre.

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