sexta-feira, 8 de junho de 2012




  CARACTERIZAÇÃO DO  PROJETO

TÍTULO DO PROJETO:

ARTE EDUCAÇÃO – TOTAL QUALIDADE NA SALA DE AULA e a METODOLOGIA DA ARTE na FORMAÇÃO DO PROFESSOR NAS SÉRIES INICIAIS.

Subtema:
METODOLOGIA DA ARTE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NAS SÉRIES INICIAIS.                                 


Natureza do Projeto: PEDAGÓGICO - ARTE EDUCAÇÃO

Duração: 02 MESES

Exercício: Março /Abril/ Maio 2012

Local: Sátiro Dias  - Bahia

Curso de Pedagogia da Plataforma Freire - PARFOR

Disciplina: Oficinas Articulares III


2.     APRESENTAÇÃO

O projeto tem como proposta desenvolver sua capacidade tanto de fazer como de olhar para a arte. Além de aprender novas técnicas e de usar novos materiais,  através de pesquisas sobre a arte se expressa e como está presente em muitas questões atuais como meio ambiente por exemplo e entrar em contato com algumas das novas manifestações artísticas dos últimos cinquenta anos como as performance e a instalações com total qualidade na sala de aula, também capacidade  de apresentar  propostas de atividades artísticas para serem aplicadas nas salas de aula das Classes Iniciais do infantil 03 a 6 anos e  Ensino Fundamental I, nas Escolas Municipais das Cidades envolvidas no PAFOR/Bahia,  visando a formação ARTISTICA  dos Professores e  alunos através da Arte Educação.  Oportunizando aos educadores o conhecimento sobre as pessoas que trabalham para que a arte chegue até nós, os lugares onde ela é exibida, como os museus e as galerias, e como ela mudou seu papel nestes últimos ano, ao mesmo tempo procurando dar suporte para que os professores desenvolva seus projetos de forma individual e fortalecendo os temas abordados: A INTERDDISCIPLINARIEDADE E O CONTEXTO  SOCIAL e DISCUSSÃO SOBRE A SUA ABRANGÊNCIA DE ATUAÇÃO NO ÂMBITO INSTITUCIONAL. Suscitando no desejo de expressar o mundo do aluno mediante a observação da verdade, a expressão gráfica ou plástica, a interpretação livre, fugindo à simples imitação a conscientização ambiental consiste num modo de ser e ver o mundo em que se evidenciam as inter-relações e a  interdependência dos diversos elementos na constituição e manutenção da vida. O aspecto do crescimento e desenvolvimento humano. Um estudo sobre a arte e normas pedagógicas que preocupavam sempre quando se referia o meio ambiente e coligando a arte de educar.



SALA:
     

     Criatividade   e conhecimento, deve encontrar seu próprio caminho  para atingir os objetivos, uma ideia de espaço, cercada de paredes com calor humano, com emoção sentimento, com espírito gregário, enfim uma constituição de pedras, tijolo, areia e cimento. Tudo que fale amor a vida e respeito a arte da natureza.


AULA:

    Podemos imaginar um recado dado a um grupo com compromisso com a formação individual de cada interlocutor, ou mesmo a reação comportamental do grupo.
Nada que  falte amor da parte do professor e  respeito pela arte da natureza e da vida.

QUALIDADE:

     Como podemos imaginar que na  heterogeneidade de um grupo jogado em uma sala como acima descrita, a ouvir palavras expressas em uma apelidada aula, possa fluir qualidade ? É um nascimento de uma qualidade.
Colocando virtude, mais amor pela vida.

TOTAL:

     Logo penso somatório de várias unidades. Se isolarmos cada unidade, o total torna-se absoluto, confundindo-se com a individualidade década unidade. Ora, se isolarmos Sala-Aluno-    Qualidade, se não forem abraçadas como um todo, o somatório será impossível. Tem que ter amor e vida.

CONCLUSÃO:
   
  Em sua parte teórica, proposta à parte prática aberta o problema da natureza do conhecimento da arte, congregando e formando uma opinião para explicar o TEMA, que si, enfeixa um conglomerado de ideias e virtudes que deverão desaguar na doação daquele que querem transmitir alguma coisa, com amor e vida, e alojar-se noutras, ávidas de aprender e aprender conhecimentos na arte de conscientização e arte da natureza.                                                                    

Débora Fontes








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