CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO
TÍTULO DO PROJETO:
ARTE EDUCAÇÃO – TOTAL QUALIDADE NA SALA DE AULA e a
METODOLOGIA DA ARTE na FORMAÇÃO DO PROFESSOR NAS SÉRIES INICIAIS.
Subtema:
METODOLOGIA DA ARTE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NAS SÉRIES
INICIAIS.
Natureza
do Projeto: PEDAGÓGICO - ARTE EDUCAÇÃO
Duração:
02 MESES
Exercício:
Março /Abril/ Maio 2012
Local:
Sátiro Dias - Bahia
Curso
de Pedagogia da Plataforma Freire - PARFOR
Disciplina:
Oficinas Articulares III
2.
APRESENTAÇÃO
O projeto tem como
proposta desenvolver sua capacidade tanto de fazer como de olhar para a arte.
Além de aprender novas técnicas e de usar novos materiais, através de pesquisas sobre a arte se expressa
e como está presente em muitas questões atuais como meio ambiente por exemplo e
entrar em contato com algumas das novas manifestações artísticas dos últimos
cinquenta anos como as performance e a instalações com total qualidade na sala
de aula, também capacidade de
apresentar propostas de atividades artísticas
para serem aplicadas nas salas de aula das Classes Iniciais do infantil 03 a 6
anos e Ensino Fundamental I, nas Escolas
Municipais das Cidades envolvidas no PAFOR/Bahia, visando a formação ARTISTICA dos Professores e alunos através da Arte Educação. Oportunizando aos educadores o conhecimento
sobre as pessoas que trabalham para que a arte chegue até nós, os lugares onde
ela é exibida, como os museus e as galerias, e como ela mudou seu papel nestes
últimos ano, ao mesmo tempo procurando dar suporte para que os professores
desenvolva seus projetos de forma individual e fortalecendo os temas abordados:
A INTERDDISCIPLINARIEDADE E O CONTEXTO
SOCIAL e DISCUSSÃO SOBRE A SUA ABRANGÊNCIA DE ATUAÇÃO NO ÂMBITO
INSTITUCIONAL. Suscitando no desejo de expressar o mundo do aluno mediante a
observação da verdade, a expressão gráfica ou plástica, a interpretação livre,
fugindo à simples imitação a conscientização ambiental consiste num modo de ser
e ver o mundo em que se evidenciam as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos na
constituição e manutenção da vida. O aspecto do crescimento e desenvolvimento
humano. Um estudo sobre a arte e normas pedagógicas que preocupavam sempre
quando se referia o meio ambiente e coligando a arte de educar.
SALA:
Criatividade e conhecimento, deve encontrar seu próprio
caminho para atingir os objetivos, uma ideia
de espaço, cercada de paredes com calor humano, com emoção sentimento, com
espírito gregário, enfim uma constituição de pedras, tijolo, areia e cimento.
Tudo que fale amor a vida e respeito a arte da natureza.
AULA:
Podemos imaginar um recado dado a um grupo
com compromisso com a formação individual de cada interlocutor, ou mesmo a
reação comportamental do grupo.
Nada
que falte amor da parte do professor
e respeito pela arte da natureza e da
vida.
QUALIDADE:
Como podemos imaginar que na heterogeneidade de um grupo jogado em uma
sala como acima descrita, a ouvir palavras expressas em uma apelidada aula,
possa fluir qualidade ? É um nascimento de uma qualidade.
Colocando
virtude, mais amor pela vida.
TOTAL:
Logo penso somatório de várias unidades.
Se isolarmos cada unidade, o total torna-se absoluto, confundindo-se com a
individualidade década unidade. Ora, se isolarmos Sala-Aluno- Qualidade, se não forem abraçadas como um
todo, o somatório será impossível. Tem que ter amor e vida.
CONCLUSÃO:
Em sua parte teórica, proposta à parte prática aberta o
problema da natureza do conhecimento da arte, congregando e formando uma
opinião para explicar o TEMA, que si, enfeixa um conglomerado de ideias e
virtudes que deverão desaguar na doação daquele que querem transmitir alguma
coisa, com amor e vida, e alojar-se noutras, ávidas de aprender e aprender
conhecimentos na arte de conscientização e arte da natureza.
Débora
Fontes
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