CURSO EXTENSÃO
IESP - Certificado de Extensão válido para Concursos e Evolução Funcional.
Confira!
Atendemos todo o Brasil. Aprimore seu currículo. Impulsione a sua carreira. Os melhores cursos. Certificado 40h à 240h. Estude no seu horário. Promoções exclusivas. Excelentes Professores.
2022
2022
CURSO EDUCAÇÃO INDÍGENA
ENCONTRO
Arte Indigena Consulte Agora Thá-fene, Curso Arte Indigena Veja!
Curso Inédito Veja Mais,
Curso Qualificado Matricule-se Agora.
Instrutores.
Certificado. Entre Em Contato. Matricule-se. Melhor Curso 55 71 33794234
DIA 24 à 30 de abril de 2022
RESERVA INDÍGENA THA-FENE; FAZEMOS VIVENCIAS PARTICULARES,TRABALHO DE CURA ,RODA DE TORÉ, APLICAÇÃO DE RAPÉ, VAMOS ATE AS ESCOLAS, SÍTIOS ONDE VC QUISER QUE O TRABALHO SEJA FEITO.
ResponderExcluirhttps://www.facebook.com/tvebahia/videos/reserva-ind%C3%ADgena-th%C3%A1-fene-soter%C3%B3polis/2281131575443263/
ResponderExcluirMAIS CURSO CULTURA AFRO BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO
ResponderExcluirOBJETIVO:
Fomentar a reflexão sobre a importância da CULTURA AFRO BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO nas artes dança aspectos históricos, legislativos, com foco específico para o contexto educacional, especializando professores e demais profissionais para atuarem de forma crítica e autônoma nos espaços de aprendizagem, fazendo uso dos conceitos e colocando em prática as teorias apresentadas para a melhoria constante dos processos de ensino e de aprendizagem.
PUBLICO ALVO:
Profissionais da área da Educação e outros interessados no assunto, portadores de diploma de curso superior devidamente reconhecido.
GRADE CURRICULAR:
• Fundamentos históricos da cultura afro-brasileira e indígena
• Formação da identidade brasileira
• Política de promoção à igualdade racial nas escolas
• A musicalização afro-brasileira
• A história da arte e dança africana e indígena
• Atividades lúdicas africanas e indígenas
• Metodologia da pesquisa
• Cultura afro-africana e brasileira na LEI 10.639/03 e 11.645/10
• Literatura afro-brasileira e africana
CURSO ARTE EDUCAÇÃO INDÍGENA
ResponderExcluirComo se caracteriza a arte indígena?
Resultado de imagem para extensão arte educação indigena
A arte indígena é muito rica, composta por diversos elementos carregados de simbologias antigas e sabedorias sagradas recebidas de seus antepassados. As produções indígenas mais comuns à maioria das etnias brasileiras são: cerâmica, pintura corporal, máscaras, cestaria e arte plumária.
Quais são os principais elementos da arte indígena?
ResponderExcluirA arte indígena brasileira é representada através dos seguintes elementos: cerâmica, pintura corporal, cestarias de palha, máscaras e plumagens .
CURSO EDUCAÇÃO INDÍGENA 2022
ResponderExcluirEMENTA
Fundamentos Gerais da Educação Escolar Indígena. Incorporação dos processos próprios de aprendizagem e implementação de currículos específicos, respeitando a identidade étnica, valorização da língua e da ciência das comunidades indígenas. Legislação específica.
OBJETIVOS
- Conhecer e pesquisar a história de vários povos indígenas e suas etnias.
- Conhecer políticas indigenistas em diferentes momentos históricos, reconhecendo mudanças e permanências.
- Conhecer a história dos primeiros contatos do seu povo com os colonizadores ou com a sociedade nacional e outros momentos que se interferiram na sua história.
- Conhecer alguns momentos da história brasileira que envolveram diretamente a história dos povos indígenas.
- Reconhecer mudanças e permanências nas relações entre a sociedade nacional, o Estado e as comunidades indígenas.
- Estabelecer enfaticamente a diferenciação da escola indígena das demais escolas do sistema.
ResponderExcluir- Respeitar a diversidade cultural e a língua materna.
- Esclarecer e incentivar a pluralidade e a diversidade das múltiplas programações curriculares dos projetos históricos e étnicos específicos.
- Respeitar a participação de educadores índios e não-índios, legitimando idéias e práticas construídas como parte de uma política pública para a educação escolar indígena.
- Contribuir para o enriquecimento das discussões pedagógicas melhoria da educação escolar indígena.
- Oferecer subsídios e orientações para a elaboração de programas de educação escolar indígena que atendam aos anseios dessas comunidades.
- Considerar os princípios da pluralidade cultural entre todos os brasileiros.
ResponderExcluirCONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Os Povos Indígenas no Brasil;
- Os Povos Indígenas do Paraná;
- Os Povos Indígenas no Paraná: 500 anos de encobrimento;
- Cinco séculos de relações interculturais: índios e brancos no Paraná;
- Comunidades Indígenas: hábitos, usos e costumes..
- Pluramento Cultural;
- Respeito a diversidade;
- Direito garantido;
- Colônia indígena de São Jerônimo;
- Cultura Kaingang;
- Etnia Caipó Metutire;
- Plano Nacional de Educação;
- Diretrizes Nacionais para o funcionamento das escolas indígenas;
- Educação e diversidade;
- Comissão temporária de Educação Indígena;
- O Estado Brasileiro e a Educação (Escolar) Indígena: Um olhar sobre o PNE;
- Estudantes indígenas em escolas de brancos: expectativas e dificuldades;
- Fundamentos gerais da educação Escolar Indígena;
- Educação Escolar Indígena no Brasil.
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
- Aula expositiva.
- Seminários.
- Pesquisas.
- Projetos.
- Busca de informações por meio de observações diretas e indiretas, visitas, entrevistas.
- Sessões de vídeos.
- Organização dos conhecimentos adquiridos por meio de textos e debates.
AVALIAÇÃO
A avaliação ocorreu em todo processo de ensino-aprendizagem de forma processual e dialógica. Valorizando e incentivando os educandos nas atividades propostas, nas discussões e debates, utilizando também a avaliação formal como concretização dos objetivos propostos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BELFORTE, Andila Inácio: 2002. A trajetória da liberdade. in Cadernos de Educação Escolar Indígena – nº 1, vol 1. Projeto de formação de professores indígenas. Unemat – Barra do Bugres (MT) – Brasil, pp. 123-130.
ARGÜELLO, Carlos A.: 2002. Etno conhecimento na escola indígena. in Cadernos de Educação Escolar Indígena – nº 1, vol 1. Projeto de formação de professores indígenas. Unemat – Barra do Bugres (MT) – Brasil, pp. 92-99.
AMARANTE, Elizabeth Aracy Rondon: 1981. Uma escola “Myky-iranxe”. in A Questão da Educação Indígena. Ed Brasiliense – São Paulo – Brasil, pp. 91-95.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues: 1981. Educação popular: contribuição ao debate da educação do índio. in A Questão da Educação Indígena. Ed Brasiliense – São Paulo – Brasil, pp. 152-161.
CAVALCANTI, Marilda do Couto & Tereza M. Maher: 1993. Interação trascultural na formação do professor índio. in Lingüística Indígena e Educação na América Latina. Ed. da Unicamp – Campinas – São Paulo, pp. 217-230.
A questão da educação indígena. 1981.Ed. Brasiliense – São Paulo – Brasil, p. 222.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE APOIO AO ÍNDIO.índios do Paraná. Curitiba: 1983.
TOMMASINO, Kimiye. As várias formas de inserção dos índios na sociedade nacional: os Kainggãng e os Guarani do estado do Paraná. Relatório final. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 1986.
SILVA, Aracy Lopes; GRUPION, Luís D. B. A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. Brasília: MEC/MARI/UNESCO, 1995.