sábado, 27 de junho de 2020

Revista Acadêmica Online IESP

Núcleo de Pesquisa e Extensão

A Revista Acadêmica On-line IESP, para publicação dos encontros acadêmico faz parte da comunicação direcionado a divulgar textos literários e acadêmicos, filosóficos, artísticos e de atividades profissionais, de amplo interesse, com a finalidade de interligar os povos e a cultura local,  compartilhar seus saberes afro-brasileiros e indígenas, mantendo contato e intercâmbio com centros de pesquisa, nacionais e estrangeiros. 

Encontro na câmara de vereadores de Lauro de Freitas Bahia 
Nossa Revista destina-se a pesquisadores independentes, professores, Especialistas, graduandos, mestrandos, doutorandos, profissionais liberais (áreas de Administração, Economia, Direito, Educação, Psicologia, Neuropsicológica...), que pretendam divulgar seus artigos, periódicos, estudos de casos e textos de reflexão teórica-conceitual. 

APRESENTAR OS PENSADORES DO SÉCULO XXI




Nossa missão e visão de futuro é contribuir para a circulação dos saberes humanos lato sensu, stricto sensu, mediante a divulgação de trabalhos de pesquisa, análises teóricas, documentos, notas e resenhas bibliográficas que possam subsidiar as atividades científicas - teórica e prática -  em organizações públicas e privadas. 

A EQUIPE PROPÕE-SE


A publicar artigos científicos de pesquisadores Pensadores do s´seculo XXI – professores ou alunos – brasileiros, servindo como um espaço para comunicação de ideias entre os grupos de estudiosos. Dispõem-se, também, a publicar resenhas e monografias, dissertações, teses e ensaios teóricos.
Um dos focos deste veículo é divulgar o trabalho acadêmico, para um maior número de leitores interessados em literatura especializada; esta revista acadêmica tem a finalidade de difusão do conhecimento acadêmico. 



A Revista Acadêmica On-line, no entanto, somente aceitará trabalhos que mencionem as fontes utilizadas em pesquisa, independentemente do veículo: livros, artigos, teses, revistas científicas, sites de pesquisa na internet e veículos multimídia.

Os trabalhos, quanto à formatação, deverão respeitar as especificações técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (tipo e tamanho de fonte; espaçamento entre linhas, margens e parágrafos; citação; tabelas; gráficos; notas de rodapé e Referências Bibliográficas). O artigo, no mínimo, deve incluir obrigatoriamente: Resumo, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências Bibliográficas. Preferencialmente, no Resumo, sugerimos que os autores descrevam sucintamente do que se trata a pesquisa, mencionando os objetivos, o que se pretende demostrar ou refletir e qual foi a metodologia adotada. Para os alunos de Doutorado Paris. Atenciosamente. 
A equipe do núcleo pesquisa e extensão IESP.

        PROJETO PENSADORES DO SÉCULO XXI


10 comentários:

  1. DIA 08 de agosto de 2022
    RESERVA INDÍGENA THÁ-FENE
    PROGRAMAÇÃO – ENCONTRO com o OUTRO.
    Grupo 1 ROSA
    Marcela
    Grupo 2 AZUL
    Nelia Grupo 3 AMARELO
    Martinha Grupo 4 VERDE
    Yorrana Grupo 5 LILÁS
    Jeronima

    João
    Kelem
    Luan
    Julia
    Layane
    Israiza
    Jessica Laila
    Ana Clara
    Julia Caroline
    Erica
    Lavinia
    Ingrid
    Monique Yuky
    Stefhane
    Pedro
    Sabrina
    Davi
    Mauricio Cabral
    Vinicio Coprreia Carla Daniele
    Taisa
    Ruan
    Sofhio
    Marina
    Guilherme
    Adriele Machado Lais
    João Victor
    Luiz Fernando
    Graziele
    Kerem Apuke
    Lucas
    Richard

    1. 8:30 – chegada no círculo com oração – o que espera do dia?
    2. 8:50 – divisão de grupo por cores e distribuição de tarefas.
    3. 9:00 - Escolha de lideres da turma - cada um para seu grupo
    a. encontrar a fonte da reserva (nascente), tirar foto e trazer um balde de água.
    b. pegar cinco vara de bambu, tirar foto e trazer ao centro.
    c. no museu, tirar foto e procurar o curisco.
    d. fazer um cocar de canudos, colares para colocar nos colegas do grupo
    e. Arranjar palha para arrumar as ocas local
    f. cada colega representante indígena – caracterizada, arrumada e ganhar a eleição da mais parecida.
    Oficina de cocar – canudos
    4. 11:00 - todos das equipes ao centro da Thá-fene : ajudar no almoço.
    5. 11:30 às 13:30
    6. Meditação do animal interior
    7. circulo dos sonhos.
    8. início do concurso. Melhor índia e índio.
    9. Quem cumpriu todas as tarefas
    10. COMO FOI SEU DIA? Qual sua mensagem para os colegas.

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  2. O que significa o desenho no corpo do povo indígena?
    Os índios utilizam a pintura corporal como meio de expressão ligado aos diversos manifestos culturais de sua sociedade. Para cada evento há uma pintura específica: luta, caça, casamento, morte. Todo ritual indígena é retratado nos corpos dos mesmos na forma de pintura, é a expressão artística mais intensa dos índios.




    O que representa cada desenho no grafismo indígena?

    O grafismo pintado nos corpos indígenas, em seus trajes e utensílios marca a identidade de cada povo. Um determinado desenho na pintura corporal por exemplo, pode indicar a quantidade de filhos, a ocupação do índio dentro da tribo ou o cumprimento dos ritos de passagem.


    Por que os indígenas pintar o corpo?
    Os indígenas carregam no corpo e no rosto a identidade cultural de seu povo. As pinturas são as marcas de muitas etnias e são diferentes para cada ocasião. As tintas são feitas de elementos naturais, como urucum e jenipapo, e podem manter-se na pele por um período de 15 a 20 dias.



    Por que o grafismo indígena foi criado?
    Esta prática para as etnias indígenas é um elemento de distinção identitária, que indica a etnia de pertencimento, sendo, ainda, uma forma de comunicação utilizada entre eles (VIDAL,1992).



    Como o grafismo é representado?
    Como os grafismos tradicionais já conhecidos, também nomes de times do coração, nomes em guarani e português. São representados os animais e as flores e outros objetos simbólicos como: o sol, as estrelas e corações.


    Que tipo de desenho decora as peças indígena?
    Grafismo Indígena

    Encontramos a arte do grafismo representado por desenhos abstratos e geométricos com simetria perfeita na decoração de artefatos basicamente de uso comunitário como as cerâmicas, cestos, máscaras para usos em rituais, na pintura corporal e na tecelagem. Tudo é representado por meio do grafismo.


    Como são feitos os objetos dos índios?
    Geralmente elas são feitas de palha, madeira e folhas. Outro objeto muito importante no cotidiano indígena são os instrumentos musicais. Os grupos indígenas costumam ter muitos rituais que utilizam a música.


    Quais são os direitos das crianças dos povos indígenas?
    O Estado Brasileiro reconheceu, em sua Constuição Federal (BRASIL, 1988), o direito aos povos indígenas de viverem de acordo com sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, inclusive o direito à demarcação de seus territórios de ocupação tradicional.


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  3. Que tipo de arte os povos indígenas fazem no corpo?
    Pintura corporal

    Cada etnia indígena possui um tipo específico de pintura, que é representativa e identifica as características da tribo. As tintas utilizadas na pintura corporal são obtidas a partir de elementos da natureza, como na extração de óleos de sementes e flores.


    Para que serve um cocar?

    Um cocar é o adorno usado por muitas tribos indígenas americanas na região da cabeça. Sua função variava de tribo pra tribo, podendo servir de adorno a símbolo de status ou classe na tribo. Geralmente, é confeccionado de penas presas a uma tira de couro ou de outro material.


    Qual e a função da arte indígena?
    Servem também para ornamentar máscaras, colares, braçadeiras, brincos, pulseiras e cocares, que são feitos de penas e de caudas de aves. Assim como a pintura corporal, a arte plumária serve também para indicar os grupos sociais. Na maior parte são os homens que desenvolvem a arte plumária.


    Onde vivem os povos indígenas?
    Por aqui, boa parte da população indígena vive em áreas chamadas de Terras Indígenas. Existem hoje 690 terras indígenas no país. Em quase todos os estados brasileiros existem terras indígenas reconhecidas – exceto no Piauí e no Rio Grande do Norte. Mas os índios não vivem apenas nas terras indígenas.


    Qual é a história dos índios?
    A história dos povos indígenas do Brasil tem sido marcada pela brutalidade, escravidão, violência, doenças e genocídio. Quando, em 1500, os primeiros colonos europeus chegaram à terra que é hoje chamada de Brasil, ela era habitada por um número estimado de 11 milhões de indígenas que viviam em cerca de 2.000 grupos.


    Como os índios vivem nos dias de hoje?
    Os povos indígenas contemporâneos estão espalhados por todo o território brasileiro. Vários desses povos também habitam países vizinhos. No Brasil, a grande maioria das comunidades indígenas vive em terras coletivas, declaradas pelo governo federal para seu usufruto exclusivo.



    Porque a cultura indígena é tão importante?
    A divulgação da cultura indígena pode sensibilizar a população para a importância de viver de forma sustentável e, assim, utilizar práticas conservacionistas e transmitir para as futuras gerações o conhecimento adquirido por esses povos. A valorização da cultura indígena é um dever de todos os países do mundo.

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  4. Quem são os povos indígenas?
    São designados como povos aborígenes,originários, autóctones, nativos ou indígenas aqueles que viviam numa área geográfica antes da sua colonização por outro povo ou que, após a colonização, não se identificam com o povo que os coloniza.


    Por que a população indígena?
    O censo demográfico de 2010 divulgou a existência de 305 etnias diferentes no Brasil e 274 línguas indígenas (com exceção das línguas originárias de outros países). A etnia com o maior número de indígenas é a etnia Tikúna, com cerca de 46 mil índios.


    Como valorizar o índio?
    Os povos indígenas no Brasil e no mundo têm procurado jeitos de valorizar e fortalecer suas línguas. Um desses jeitos é através da escola. Antes de conquistarem o direito de criar suas próprias escolas nas aldeias e de ensinar as suas línguas, os povos indígenas, por muito tempo, foram obrigados a falar o português.


    Vivem na Bahia atualmente cerca de mais de 37 mil indivíduos representando 16 grupos étnicos: Atikum, Kaimbé, Kantaruré, Kariri-Xocó, Kiriri, Payayá, Pankararé, Pankarú, Pataxó Hãhãhãe, Pataxó, Truká, Tumbalalá, Tupinambá, Tuxá, Xacriabá e Xukuru-Kariri.

    Quais tribos ainda existem na Bahia?
    Vivem na Bahia atualmente cerca de mais de 37 mil indivíduos representando 16 grupos étnicos: Atikum, Kaimbé, Kantaruré, Kariri-Xocó, Kiriri, Payayá, Pankararé, Pankarú, Pataxó Hãhãhãe, Pataxó, Truká, Tumbalalá, Tupinambá, Tuxá, Xacriabá e Xukuru-Kariri.

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  5. LISTA DE PROGRAMAÇÃO DIA DO ESTUDANTE
    11/08/2022
    AULA NORMAL DE 7:30h às 10h
    1. 10h samba de roda com Tom Zé
    2. Atividades diversas
    - Karaokê
    - Dança das cadeiras
    - Estoura balão
    - Corrida criativa com bola de assoprar
    - Corrida com ovo na colher
    SUGESTÕES DE LANCHE
    08:00h - cachorro quente com batata palha e suco.
    11:00h - Estrogonoffe de frango com batata palha
    MATERIAL PARA COMPRA
    - Bola de assoprar
    - Caixa de chocolate para os brindes

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  6. 12/08/2022
    CAFÉ DA MANHÃ
    POSSE DOS ELEITOS VEREADORES JUVENIS Colégio Social IESP

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  7. Qual e o objetivo de um museu?
    Um museu é um centro de informação e reflexão, onde o homem se reencontra com as possíveis invenções da estética, a história e a memória. Seu conceito foi ampliado e renovado nos fins do século XVIII, com o advento da revolução francesa.

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  8. Qual é a importância da cultura indígena?
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    A cultura indígena possui importância fundamental na construção da identidade nacional brasileira. Ela está presente em elementos da dança, festas populares, culinária e, principalmente, na língua portuguesa falada no Brasil, que é fruto do processo de aculturação entre povos indígenas, negros e europeus.

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  9. O que é ser professor indígena?
    O professor atuante na modalidade de Educação Escolar Indígena deve ter como princípio norteador do seu trabalho o fortalecimento e a valorização das diferentes identidades indígenas e sentimentos de pertencimento étnico de seus povos, das práticas culturais e das línguas faladas em suas comunidades.

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