https://www.youtube.com/watch?v=Bwgv7Ads7xA
PROPJETO ARTE INDÍGENA
MEMORIAL
Instituição: IPAN
Nota do
IESP/ THÁ-FENE /Resrva Thá-Fena
ECOTERRA movimento
ambientalista
A/C
Autoria do Projeto: Débora Fontes Palmeira
de Cerqueira
Coordenação: Wykan Perigipe Pontes e Katsan Perigipe Santos Cruz
Assunto: Parceria
para:
PROPJETO ARTE INDÍGENA MEMORIAL
Entidade Mantenedora: IPAN
Parceria Cientifica Pedagógica
UNIP-
PROEX/PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Federação Baiana de Esporte Radicais
Nota
do IESP/ THÁ-FENE
Total: 199.017,52
Duração: 6 ( seis) meses para montagem histórica
Área de abrangência: Portão, Quingoma de Baixo. e Linha Verde, costa dos
Coqueiros.
Data: 21/de novembro de 2021
Obs: Recurso podendo ser alterado caso
outras empresas queiram investir no mesmo.
Parceria Direta com UNIP- PROEX/PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Federação Baiana de Esporte
Radicais
Nota do IESP/ THÁ-FENE
THÁ-FENE . Indígena do Nordeste, IESP,
Espaço Cultural Ateliê Débora Fontes
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS
POR SUA EXECUÇÃO
1. Dados da Escola Nome da Entidade e do Colégio Parceira :IPAN
IESP
/UNIP/PREFEITURA MUNICIPAL/SEC CULTURA/ IPAN
Endereço: Rua Vera Cristina 3 CEP 42700-000 Portão- Lauro de
Freitas- Bahia
Telefone: 071-33794234
33691761 - 981518282
Localização: ( x )
Urbano ( )
Periferia urbana ( )
Rural
N.º de envolvidos no projeto:
Índios
e não índios toda rede Nacional
300 na reserva thá-fene-direto 10.000.000 indiretamente
N.º de Facilitadores :
31 Séries oferecidas: ensino fundamental e ensino médio
Turnos: ( x )
matutino ( x ) Vespertino ( x )
Noturno N.º de Turmas: 24 Responsáveis pela Instituição
Denominada C.E.X CSP
e ECOTERRA e THÁ-FENE
Presidente: Cordenadora Geral
Débora Fontes Palmeira de Cerqueira/Edna Perigipe Pontes e Wykan Perigipe
Pontes índias Kariri-Xocó
UNIP- PROEX/PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO
Nota
do IESP/ THÁ-FENE
Diretor Financeiro : Og Marcelo Guerra Santos/tyaraju
perigipe
Sub Diretor Financeiro: Wakay Cicero
pontes da Cruz
Diretor Administrativo: Yuri Marcelo Santos
Sub Diretor
Administrativo:
Coordenadora Pedagógica: Telma Silva
Sub Coordenadora Pedagógica: Marindia Arapiraca
Cunsultoria Técnica em Arquitetura: Prefeitura
Municipal – SEC CULTURA
Conselho Fiscal:
Tânia Brandão / Moara Licia
A ser indicado pela instituição mantenedora: Federação Baiana
de Esporte Radicais CNPJ 10.662.348/0001-06
Registro:
ISS:
3.% INSS: 22.% Insc. Est: 76.388
Escola / Censo esc: 29359562
Fonte de Recurso Financeiro:
Dados Bancários: Agência: 3566
Conta Corrente:2.018-4
Bradesco S/A Lauro de Freitas – Bahia
|
Dados da Instituição Executora e
Diretoria do Projeto
|
2. Responsáveis pelo
projeto
IPAN
Débora Fontes Palmeira de Cerqueira /Wykan
Perigipe Pontes
Assinatura: ____________________________________________
|
Coordenadora
Débora Fontes Palmeira de Cerqueira
Assinatuira_____________________________________________
Nome: Equipe do Projeto
Telefone: 071- 33794234 - Fax.
Esc.: 3369 1761/ 981518282
e- mail: deborafontes1@live.com
|
Coordenador do Projeto
Nome: Débora Fontes
Palmeira de Cerqueira e Tyaraju
Perigipe Santos
Data da elaboração do
Projeto : 03 / 03 / 2020
Data do ínicio das
ações: 30 / 07 / 2020
Data do término das
ações: 23 / 12 / 2021 - Renovando a cada semestre com os parceiros.
Data da culminância do
Projeto em praça publica com show, lançamento de CD, exposição, teatro,
música ,danças culturais e lançamento do anuário de artes.
1º Evento:
2º Evento:
|
Projeto Movimento Artístico e Cultural Cores da Vida.
IDENTIFICAÇÃO
E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DOS
RESPONSÁVEIS
PELA ELABORAÇÃO DO PROJETO / ECOTERRA
1. IPAN
2. Movimento Ambientalista
ECOTERRA
3. Nome da escola: IESP Colégio
Social de Portão/ Ecoterra
4. Nome do(a) diretor(a): Débora Fontes Palmeira
de Cerqueira
5. Endereço da escola: Rua Vera Cristina 3 - Portão
6. Cidade: Lauro de
Freitas Estado: Bahia CEP.: 42.700-000
7. Telefone: 3369 3639 -
99049257-/33797821/ 33797569/88293453
8. Membros do grupo de
Sistematização:
·
Andreliano
Perigipe Santos (Presidente Fundação Thá-Fene)
·
Antonio
Claudio Nogueira (Ambientalista e professor de Geografia)
·
Ary
Gil Cerqueira (Amigo da Escola)
·
Wakay
Cicero Pontes da Cruz
·
Nelsival
Menezes PhD
·
Danielle
Maia Luciano (Grupo Afro descendeste Ritmia)
·
Débora
Fontes Palmeira de Cerqueira (Diretora /Coordenadora Ecoterra)
·
Durvalice
Medina Barboza (Professora - SEC.)
·
Egnaldo
Araujo (Jornalista de A Tarde)
·
Elisabete
Lina Miota (Artista – arte-educadora)
·
George
Brandão (Musicoterapeuta)
·
Geraldo
Marinho Conceição (Grêmio C C C Furacão Alegria )
·
Jussara
Rocha (Coor. Lar Joana Angélica)
·
Jussara
Alemeida – técnica em Arquitetura
Universidade de Toulouse –
França)
·
Lycia
Fontes P de Cerqueira ( Auditora da Fazenda BA. Psicóloga)
·
Maria
das Graças Neves (Comunidade - voluntária)
·
Maristela
Silva ( Assistente Social)
·
Moara
Licia Cerqueira Santos ( Est. De nutrição )
·
Marinalva
Maia Luciano (Facilitadora )
·
Og
Guerra Santos ( Facilitador - voluntário)
·
Og
Marcelo Cerqueira Santos (Fotógrafo e Cenografia)
·
Paulo
Claussen (Artista arte-educador)
·
Ptolomeu
F P Cerqueira (Fotografo Ambientalista)
·
Ricardo
Manoel Andrade do Nascimento (Arte-educador – Movimento Hip Hop)
·
Tânia
Mª. de º Brandão (Professora – Vice diretora SEC.)
9. Nome do coordenador O projeto Movimento Artístico e
Cultural MEMORIAL
Profª. Débora Fontes Palmeira de Cerqueira PhD
10. Níveis de ensino
ministrados na escola:
Teaching at Thá-fene
ResponderExcluirConsiderations on “Thá-Fene Indigenous Reserve: an educational indigenous action in Greater Salvador”
Larissa de Jesus Nascimento
ABSTRACT Thá-Fene is an indigenous reserve located in Lauro de Freitas, Bahia, whose founding Indians are Kariri-Xocó and Fulni-Ô, displaced, respectively, from Alagoas (Sementeira) and Pernambuco (Águas Belas). From Thá-Fene, the founders continue to establish contacts with their ethnic groups, as well as attracting other Kariri-Xocó and Fulni-Ô to the new reserve. Thus, from this reserve, they expand their relationships, creating a new context of interethnic relationships. In this context, “learn”, “teach” and “exchange” became keywords. Thá-Fene's activities, inside and outside, are mainly aimed at the non-indigenous public, to affirm their specific indigenous identities.
Enseigner à Thá-fene
Réflexions sur «La réserve indigène Thá-Fene: une action éducative indigène dans le Grand Salvador»
Larissa de Jesus Nascimento
RÉSUMÉ Thá-Fene est une réserve indigène située à Lauro de Freitas, Bahia, dont les Indiens fondateurs sont Kariri-Xocó et Fulni-Ô, respectivement déplacés d'Alagoas (Sementeira) et de Pernambuco (Águas Belas). Depuis Thá-Fene, les fondateurs continuent à établir des contacts avec leurs groupes ethniques et à attirer d'autres Kariri-Xocó et Fulni-Ô dans la nouvelle réserve. Ainsi, à partir de cette réserve, ils élargissent leurs relations, créant un nouveau contexte de relations interethniques. Dans ce contexte, «apprendre», «enseigner» et «échanger» sont devenus des mots clés. Les activités de Thá-Fene, à l'intérieur et à l'extérieur, visent principalement le public non autochtone, afin d'affirmer leur identité autochtone spécifique.
Ensino na Thá-fene
Fundado em 1981, o Colégio Social de Portão atende gratuitamente alunos da pré-escola ao ensino médio, moradores da comunidade de Portão e outras regiões vizinhas. O espaço também oferece, mas não gratuitamente, ensino superior, através de uma parceria com a Universidade Norte do Paraná (Unopar). São 16 salas de aula. A proposta da instituição é desenvolver uma educação diferenciada, voltada para a valorização da diversidade cultural e respeito às diferentes etnias. São desenvolvidos diversos projetos pedagógicos, a exemplo da rádio escola, o núcleo de cinema e vídeo. Todos os índios da reserva Thá-Fene estudam ou estudaram lá. Cerca de 200 índios já foram formados pelo colégio.
O colégio é administrado pela psicopedagoga e antropóloga, Débora Fontes, juntamente com o Colegiado Escolar, formado por professores, alunos, pais e funcionários. O terreno é da família de Débora e a escola é conveniada ao Governo do Estado da Bahia, de onde vem a verba para os gastos com luz, água e telefone e pagamento de pessoal. A Unopar também destina recursos para a manutenção da instituição. De acordo com Débora, a maioria do alunado é composta por meninos e meninas quilombolas e indígenas. Outro destaque da atuação da escola, é o convênio estabelecido com a Escola Pajé Francisco Suirã, localizada na aldeia Kariri-Xocó, em Alagoas. “Como os índios constantemente precisam deixar Lauro de Freitas para voltar à aldeia, criamos uma metodologia de complementariedade: o que aprendem aqui, dão continuidade na outra escola”, explica Débora.
2022
ResponderExcluirEnsino na Thá-fene
Fundado em 1981, o Colégio Social de Portão atende gratuitamente alunos da pré-escola ao ensino médio, moradores da comunidade de Portão e outras regiões vizinhas. O espaço também oferece, mas não gratuitamente, ensino superior, através de uma parceria com a Universidade PAUSTA (UNIP). São 16 salas de aula. A proposta da instituição é desenvolver uma educação diferenciada, voltada para a valorização da diversidade cultural e respeito às diferentes etnias. São desenvolvidos diversos projetos pedagógicos, a exemplo da rádio escola, o núcleo de cinema e vídeo. Todos os índios da reserva Thá-Fene estudam ou estudaram lá. Cerca de 300 índios já foram formados pelo colégio.
O colégio é administrado pela psicopedagoga e antropóloga, Débora Fontes, juntamente com o Colegiado Escolar, formado por professores, alunos, pais e funcionários. O terreno é da família de Débora e a escola é conveniada ao Governo do Estado da Bahia, de onde vem a verba para os gastos com luz, água e telefone e pagamento de pessoal. A UNIP também destina recursos para a manutenção da instituição. De acordo com Débora, a maioria do alunado é composta por meninos e meninas quilombolas e indígenas. Outro destaque da atuação da escola, é o convênio estabelecido com a Escola Pajé Francisco Suirã, localizada na aldeia Kariri-Xocó, em Alagoas. “Como os índios constantemente precisam deixar Lauro de Freitas para voltar à aldeia, criamos uma metodologia de complementariedade: o que aprendem aqui, dão continuidade na outra escola”, explica Débora.