quinta-feira, 16 de julho de 2020

DEBORA FONTES

8 comentários:

  1. Debora Fontes Palmeira de Cerqueira
    • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4645237184243366
    • Última atualização do currículo em 14/08/2016


    ________________________________________
    Professora Pedagoga, Escritora. Doutora em Educação, Qualidade de Vida American World University AWU - USA (2006) - The Degree of Doctor Psichology - Psychology, Health, Education and life Quality, Doutora em Educação Indígena pela UNIVERSITÉ LIBRE DES SCIENCES DE L'HOMME DE PARIS U. L. S. H. P. Paris - France - com Especialização em Educação. Professora da FAC FACULDADE DE CIÊNCIAS E ARTES CANDEIAS polo Lauro de Freitas Bahia ( desde 2007), Salvador- Bahia, Professora da UNIP Universidade de São Paulo pólo Lauro de Freitas, Bahia, Professora Psicopedagoga Faculdade Olga Metting - FAMETTIG, Graduada Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Católica da Bahia - UCSal (1984); Bacharel em Direito pela Faculdade de Artes,Ciências e Tecnologia. Especialização Capacitação Continuada Educação Escolar -UNB Universidade de Brasília, MBA em Arte Contemporânea, Pós Psicopedagoga desde 1999, Pós Docência do Ensino Superior - METODOLOGIA DO ENSINO História do Brasil com Ênfase na Educação Afro-brasileira e INDÍGENA, com qualificação profissional para docência Superior Escola Superior de Estatística da Bahia MEC Decreto Lei 57.817/66. Registro 2314. Escritora, Palestrante. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, artes, ECA Estatuto da Criança, Adolescente, ministra Oficinas praticas de Artes, Estudos Cientifico e Psicanálise/Atuou como Diretora, EEP-Estadual-Gov.Ba (de 1984 á 2010) Coordenadora de Professores de Graduação UNOPAR ( de 2003 à 2009), Diretora Pedagógica da Reserva Indígena Thá-fene - Quingoma Lauro de Freitas Bahia. Diretora de Divisão de Ensino Superior no Pólo Universitário Santo Amaro de Ipitanga Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas Bahia de(2010 à 2012). Tem experiência na elaboração e execução de projetos culturais indígenas. Sua produção científica foi voltada para a Educação. Atualmente é professora da Universidade UNIP Universidade Interativa de São Paulo - pólo Lauro de Freitas Ba. Disciplina de Metodologia e Coordenadora de estágios. Professora PARFOR Plataforma Freire -UNEB Universidade da Estadual da Bahia (Curso de Graduação PEDAGOGIA - Disciplinas: Educação Artística e História da Cultura Indígena, atuou nas Cidades de: Sátiro Dias, Serrinha,Irecê,João Dourado, Central Bahia ). - Ministério da Educação. Faculdade Olga Mettig FAMETTIG. Presidente da Comissão de Educação CDDHLF Conselho de Direitos Humanos em Lauro de Freitas Bahia. Pedagoga da UNICRISTÃ SP. (Texto informado pelo autor)

    ResponderExcluir
  2. Formação acadêmica/titulação
    ________________________________________
    2008 - 2014
    Doutorado em EDUCAÇÃO INDÍGENA.
    UNIVERSITÉ LIBRE DES SCIENCES DE L'HOMME DE PARIS, U. L. S. H. P., França.
    Título: Como Ensinar a Diferentes Comunidades Indígenas, Ano de obtenção: 2014.
    Orientador: ARIOSVALDO VIEIRA SILVA.
    Coorientador: NELSIVAL DA SILVA MENEZES.
    Palavras-chave: ANTROPOLOGIA; EDUCAÇÃO.
    Grande área: Lingüística, Letras e Artes
    2002 - 2006
    Doutorado em PHD.
    AMERICAN WORLD UNIVERSITY, AWU, Estados Unidos.
    Título: COMO ENSINAR A DIFERENTES COMUNIDADES INDIGENAS, Ano de obtenção: 2006.
    Orientador: ARIOSVALDO VIEIRA DA SILVA Ph.D.
    1998 - 2000
    Especialização em ANTROPOLOGIA CULTURAL E EDUCAÇÃO. (Carga Horária: 600h).
    UNIVERSIDADE COMTEMPORÂNEA, UNC, Brasil.
    Título: EDUCAÇÃO E CULTURA INDIGENA.
    1998 - 2000
    Especialização em PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR. (Carga Horária: 600h).
    UNIVERSIDADE CONTEMPORÂNEA, UNC, Brasil.
    Título: EDUCAÇÃO, CULTURA E COGNITIVO INDÍGINA.
    1981 - 1984
    Graduação em Educação Artística.
    Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.
    Título: O ESTUDO DAS CORES NO CONTEXTO EDUCACIONAL.
    Orientador: LUIZ ADEMIR.

    ResponderExcluir
  3. Pós-doutorado
    ________________________________________
    2012
    Pós-Doutorado.
    UNIVERSITE LIBRE DES SCIENCES DE L'HOMME DE PARIS, ULSHP, França.
    Grande área: Ciências Humanas




    Formação Complementar
    ________________________________________
    2011 - 2011
    II SEMINARIO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. (Carga horária: 20h).
    Instituto Anísio Teixeira, IAT/SEC, Brasil.
    2009 - 2011
    MBA em METODOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DO BRASIL INDÍGENA. (Carga Horária: 600h).
    ESCOLA DE ESTATISTICA DA BAHIA, ESEB, Brasil.
    Palavras-chave: EDUCAÇÃO AFROBRASILEIRA E INDÍGENA.
    2001 - 2011
    ANTROPOLOGIA EM EDUCAÇÃO INDÍGENA. (Carga horária: 240h).
    INSTITUTO EDUCACIONAL SOCIAL DE PORTÃO, IESP, Brasil.
    2009 - 2010
    MBA em ARTE Contemporânea. (Carga Horária: 600h).
    ESCOLA DE ESTATISTICA DA BAHIA, ESEB, Brasil.
    Palavras-chave: ARTES; ARTE EDUCAÇÃO.
    2009 - 2010
    ECA ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE. (Carga horária: 40h).
    CONSELHO DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS, CDDHLF, Brasil.
    2008 - 2009
    Extensão universitária em GESTÃO ESCOLA. (Carga horária: 360h).
    Universidade de Brasilia, UNB, Brasil.
    2000 - 2009
    FORMAÇÃO CEPRAN CONSELHEIRA. (Carga horária: 2000h).
    CONSELHO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE, CEMA, Brasil.
    2007 - 2007
    EDUCAÇÃO AMBIENTAL. (Carga horária: 35h).
    Centro de Recursos Ambientais, CRA, Brasil.
    2004 - 2006
    MBA em CAPACITAÇÃO CONTINUADA EDUCAÇÃO. (Carga Horária: 390h).
    Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
    Palavras-chave: ARTE EDUCAÇÃO.
    2005 - 2005
    CONFERENCIA JAIME WRIGHT DE PROMOTORES DA PAZ E DI. (Carga horária: 10h).
    Faculdade 2 de Julho, FDJ, Brasil.
    2005 - 2005
    PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO SOBRE VIOLENCIA I. (Carga horária: 40h).
    REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, RFB SSPBA, Brasil.
    1999 - 2003
    APERFEIÇOAMENTO COORDENADORES ESCOLARES. (Carga horária: 90h).
    Instituto Anísio Teixeira, IAT/SEC, Brasil.
    2000 - 2000
    REIKI. (Carga horária: 80h).
    HONORING THE SPIRITUAL LINEAGE OF USUI, USUI SHIKI RYOHO, Brasil.
    2000 - 2000
    GESTORES SOCIAIS. (Carga horária: 80h).
    Associação de Apoio ao Programa Comunidade Solidária, AAPCS, Brasil.
    1999 - 2000
    Extensão universitária em ANTROPOLOGIA CULTURAL E EDUCAÇÃO. (Carga horária: 600h).
    FACULDADE DE CIENCIAS CONTABIES DE JEQUIÉ, FCCJ, Brasil.
    1980 - 1983
    Extensão universitária em ARTE EDUCAÇÃO LITORGRAVURA. (Carga horária: 120h).
    Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Projetos de pesquisa
    ________________________________________
    2014 - 2015
    Educação e total qualidade na sala de aula 200 dias letivos

    Descrição: 200 o presente estudo trata da experiência de um programa de Educação Integral na formação do aluno que freqüenta, projeto Mais Educação e o desempenho tecnológico escolar como um dos pilares para integração e reestruturação dos seus objetivos para vida, tendo por público os alunos da sala oito Projeto rerssignificando a aprendizagem do Colégio Social de Portão, uma escola pública da Cidade de Lauro de Freitas Bahia. Essa pesquisa objetivou avaliar esses alunos integrados no processo educacional e o uso das novas tecnologias da informática como ferramenta para o processo de inclusão digital e seu interesse voltado à sala de aula..
    Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
    Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
    Integrantes: Debora Fontes Palmeira de Cerqueira - Coordenador / DEBORA FONTES - Integrante.Financiador(es): INSTITUTO EDUCACIONAL DEBORA FONTES LTDA - Outra.
    Número de produções C, T & A: 1
    2001 - 2015
    RESERVA THA-FENE educação

    Descrição: Atividades trabalhada com índios da Reserva.
    Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
    Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) .
    Integrantes: Debora Fontes Palmeira de Cerqueira - Coordenador / Wakay Cicero Pontes - Integrante.Financiador(es): INSTITUTO EDUCACIONAL DEBORA FONTES LTDA - Bolsa.
    Número de produções C, T & A: 2



    ResponderExcluir
  5. Prêmios e títulos
    ________________________________________
    2011
    CONSELHO DE DIREITOS HUMANOS, CDDHLF.
    2011
    COMENDADORA, A Soberana Ordem da Solidariedade Intercontinental de Ciências humanas, Jurídicas e Sociais realiza.
    2006
    LIVRO PUBLICADO NA BIENAL, BIENAL DO LIVRO / GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA.
    2006
    DOUTOR HONORIS CAUSA, FUNDAÇÃO IBERO-AMERICANA.
    2005
    PREMIIO ARTE EDUCAÇÃO SOLIDARIEDADE FAÇA PARTE, UNESCO.
    2005
    DESTAQUE CADEIRA 28, ALARME ACADEMIA DE LETRAS E ARTES.
    2004
    PREMIO LITERARIO, SELIBA.
    2000
    PREMIO ARTE EDUCAÇÃO, UNESCO.
    1988
    PREMIO DESTAQUE NA OBRA ARTISTICA, GALERIA 13.
    1970
    PREMIO DE ARTES, SACRAMENTINA ALAGOINHAS BA.


    ResponderExcluir
  6. Produções
    ________________________________________


    Produção bibliográfica
    Artigos completos publicados em periódicos


    Ordenar por
    1.
    CERQUEIRA, D. F. P.. ARTE COMO TOTAL QUALIDADE NA SALA DE AULA. ARTE EDUCAÇÃO E TOTAL QUALIDADE EM SALA DE AULA, v. 01, p. 200-2090, 2012.


    2.
    CERQUEIRA, D. F. P.; LYMBO, A. P. ; WAKAY . CARTILHA TUPY. Cadernos de Educação Escolar Indígena, v. 02, p. 240-290, 2001.


    3.
    CERQUEIRA, D. F. P.. A COMUNIDADE REINTEGRADA A ESCOLA COMO FORTALEZA DO CONHECIMENTO. 1531.98495, v. 01, p. 300-320, 1999.


    Artigos aceitos para publicação
    1.
    CERQUEIRA, D. F. P.. O NASCITURO PESSOA NATURAL. Revista Diké - Mestrado em Direito, 2013.


    Apresentações de Trabalho
    1.
    IECS ; CERQUEIRA, D. F. P. ; MENEZES, N. S. ; PEREIRA, J. . EDUCAÇÃO E PESQUISA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


    2.
    CERQUEIRA, D. F. P.; KATSAN, E. P. P. ; PONTES, W. P. ; BARRETO, M. P. P. ; EVENTO . ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

    ResponderExcluir
  7. Outras informações relevantes
    ________________________________________
    PRODUÇÃO CIENTÍFICA/ TÉCNICA/ ARTÍSTICA RELEVANTE NOS ÚLTIMOS 05 ANOS Produção Cientifica: Defesa da Educação indígena diferenciada, resultando na publicação do Livro APREDENDO COM O INDIO QUANDO A ALDEIA É ESCOLA. Com certificado de averbação no Ministério da Cultura, Escritório de direitos autorais. CIP. Defesa educacional indígena diferenciada. Educação de qualidade e na aldeia com professores indígenas, resgatando a língua. Experiência e publicação do Livro iniciado em 1971: A ARTE COMO MEIO DE EDUCAÇÃO E TOTAL QUALIDADE NA SALA DE AULA. Um livro que ajuda ao leitor a buscar dinâmica e a possibilidade de expressar o desejo de aprender sobre o vinculo afetivo que estabelece a aprendizagem em sala com qualidade total. Registro no CIP de direitos autorais. Ministério da Cultura. Defesa da Comunidade Reintegrada a Escola como Fortaleza do Conhecimento, um livro que discute a pedagogia e a gestão escolar. Registrado no Escritório de Direitos autorais. CIP Ministério da Cultura. Um trabalho voltado à comunidade de Portão durante 20 anos, mostrando experiência com a comunidade e valorizando a cultura local. Com o objetivo de valorizar o sujeito em quanto ser construtor. Ajudando o aluno atuação de aprender a aprender. Técnica: Lançamento do livro KUBER, transformar-se em Tupy que ajuda a técnica de desenvolvimento lúdico. Ajuda o individuo a desenvolver o potencial intuitivo. Através do jogo divertindo-se e aprendendo. Registrado CIP e INPI Artístico: Exposições individuais desde 1970, exposição em bienais e oficinas de artes em varias técnicas artísticas. Com livro Faça fácil com Débora Fontes WORKSHOP em 16 técnicas. Realização do Projeto do PDE Plano de Desenvolvimento da Escola. Com parceria BIRD- Escola Eficaz-EEP. Ver. Correio da Bahia 7/3/02 Integrante da Águia Dourada Direção cientifica Organização Multicultural Indígena do Nordeste. Coordena o Projeto Arte no Muro, Ta Pintando Cidadania Dep. Desenvolvimento Social Lauro de F

    ResponderExcluir